Livros

Psicologia do Desenvolvimento – “Um Dia na Vida” de Pessoas Bem-Sucedidas – Metodologia da Pesquisa Audiovisual em Psicologia Transcultural, Educação e Comunicação

Um Dia na Vida (DITL) é uma metodologia audiovisual, desenvolvida pelas professoras Ann Cameron e Julia Gillen, que se interessa pelos casos de sucesso em psicologia do desenvolvimento e psicologia transcultural. A proposta é filmar um dia na vida de uma pessoa bem-sucedida em sua fase de desenvolvimento e elucidar os motivos de seu sucesso.

A metodologia já foi replicada por vários pesquisadores ao redor do mundo. Leituras feitas a partir da metodologia podem seguir o curso de várias áreas disciplinares, tais como: psicologia, educação, antropologia e comunicação, como veremos neste livro. Os sujeitos para estas pesquisas, realizadas em vários países do globo, foram: crianças na primeira infância, adolescentes em vulnerabilidade social, crianças migrantes em transição para a escola, idosos longevos, mas que vivem de forma independente. No Brasil esta metodologia de pesquisa foi utilizada com crianças migrantes em transição, bem como com um idoso bem-sucedido, alimentando os dados já coletados ao redor do mundo.

Com a colaboração de renomados colegas internacionais (Reino Unido, Portugal, Itália, Canadá), este livro traz em português um pouco da história da metodologia, seus pressupostos teóricos e alguns resultados de pesquisas já realizadas ao redor do globo, além dos resultados das pesquisas brasileiras.

Psicologia Comunitária

O livro se propõe a ajudar na formação do psicólogo comunitário no estudo, na pesquisa e na prática do atendimento institucional tanto nas disciplinas de graduação quanto na pós-graduação na área de psicologia. A obra apresenta alguns eixos teóricos que servem de base para a atuação do psicólogo comunitário e também experiências de pesquisas e intervenções em psicologia comunitária, que podem subsidiar a atuação crítica de tal profissional e fornecer uma visão ampla das possibilidade de atuação em várias comunidades.

Filhos de Mulheres Presas: Soluções e Impasses para Seus Desenvolvimentos

Os filhos de mulheres presas são como uma população esquecida, especialmente no Brasil: não se sabe quem são, quantos são, onde estão, como são tratados.

O objetivo deste trabalho é chamar a atenção para um problema social praticamente ignorado por profissionais da área e pela literatura acadêmica: as implicações da prisão materna na vida dos filhos. Apoiado na teoria da ecologia do desenvolvimento humano, de Urie Bronfenbrenner, este livro discute as implicações da prisão materna para o desenvolvimento de seus filhos e filhas.

Temas Contemporâneos em Psicologia do Cotidiano

Com a perspectiva de um bom desempenho, seja qual for a profissão, torna-se necessário assegurar, através da iniciação cientifica, o despertar do profissional – pesquisador, tarefa essencial para o desenvolvimento da ciência e do próprio país.

As ações de docentes preocupados e comprometidos com tal formação tornam-se norteadoras para a capacitação dos alunos, no que se refere às bases científicas que se fazem presente nas orientações de trabalhos, nas aulas, nos estudos de grupo, nas discussões e reflexões temáticas desenvolvidas nos semestres letivos. Os discentes, inicialmente colaboradores e envolvidos na dinâmica acadêmica, tornam-se parceiros e co-responsáveis no cuidar de seu próprio desenvolvimento, possibilitando a produção em autoria múltipla tão valorizada neste interessante trabalho de: Temas Contemporâneos em Psicologia do Cotidiano. No percurso de formação do futuro profissional os orientadores – professores – pesquisadores informam, registram e comunicam, através deste livro, a possibilidade de abrir análises e discussões e expor a julgamentos por outros pares (professores, estudantes e público em geral) os resultados do trabalho intelectual atingido, para que seja avaliado o discurso científico quanto a aspectos gerais e específicos.